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quinta-feira, 3 de março de 2011

Entrevista a um profissional da area de Taxis Adaptados


Desde cedo tivemos a ideia que para este trabalho seria muito importante abordar uma componente pratica além da teórica. Componente prática esta que envolve o contacto com as duas partes mais envolvidas com o tema táxi acessível, os motoristas destes veículos, os taxistas os quais vamos referir agora e numa etapa mais a frente o seu público-alvo, as pessoas com mobilidade reduzida.

Como recentemente foi noticiado pelos “media” a zona porto esta agora mais rica em temos de táxis adaptados, graças a iniciativa pioneira na zona Porto, da empresa Táxi Guimarães Ldª. Fomos ao seu encontro afim de recolher algumas das suas impressões relativamente a este assunto, questionando-os sobre as suas necessidades, o que podia ser melhorado em sua opinião em relação a este tema e confronta-los com o comunicado do Presidente da ANTRAL.

Em baixo podem ler a questões por nós colocadas e as suas repostas:

Quais as dificuldades de licenciamento de táxis adaptados no actual ordenamento jurídico português?

R: É mais do que muita, por falta de conhecimento de algumas entidades, alfandega, IMMT, transformação, muita burocracia, e só uma firma de Aveiro é que está totalmente dentro da legislação, mas como os processos são 3 os tempos de espera de uns para os outros é muito.

As unidades de produção que adaptam os táxis fazem-no de forma a responder as necessidades do mercado na tecnologia de adaptações que realizam?

R: As firmas de transformação são rápidas na sua transformação, sensivelmente 8 dias após entrar na linha de montagem.

Qual é o feedback que o motorista do táxi adaptado ouve da parte dos deficientes quanto à adaptação das viaturas com os actuais modelos de adaptação?

R: Os utilizadores com deficiências profundas ficam muito agradecidos á nossa iniciativa, e só dizem que é pena não ter sido há mais tempo e o espaço da viatura é ampla que se sentem como estivessem em sua casa.
           
 As adaptações existentes podiam ser melhoradas? Em que aspecto?

R: As adaptações são conforme a legislação determina, por exemplo a nossa viatura tem (2) sistemas de ar condicionado, um para o habitáculo outro para a frente.

 Em sua opinião, de que forma o actual curso universitário da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, pode e deve contribuir para uma evolução do Táxi Acessível e do serviço que este presta?

R: Quanto a Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, poderá trazer uma mais valia de protecção aos deficientes desde que haja um Organismo Oficial que dêem voz aos futuros engº, em todas as posições  como exemplo prédios, Elevadores etc…

Que comentário tece em relação as afirmações de Florêncio Almeida – Presidente da ANTRAL a 22 Agosto 2008, por nos referidas anteriormente aqui no blogue?

R: Quanto ás afirmações do senhor Pasteleiro Florêncio de Almeida, ele defende o que? As licenças da província que o mesmo explora, no transporte de sinistrados? Em LISBOA???? Pois este senhor quando abre a boca só diz asneira!!!, de Ranchos sabe muito vira malhão.
Fica aqui no nosso agradecimento a empresa Táxi Guimarães Ldª pela sua disponibilidade e louvamos a sua dedicação a este projecto, que sirva de exemplo para muitas outras empresas.
Concordamos inteiramente com as suas opiniões e desejamos-lhes boa sorte para o futuro e continuação de bom trabalho.

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