Número de Visitantes

quinta-feira, 3 de março de 2011

O melhor adubo para a terra é o suor de quem a trabalha


Já diz o velho ditado, que o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é apenas no dicionário.

Ultimamente temos sido bombardeados pelos mass media pelo enorme sucesso que é o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, pois nem mesmo a ele o sucesso lhe caiu do céu. A chave para o seu sucesso foi o seu talento, mas sempre aliado a um trabalho árduo e incansável.

A acessibilidade e o tema Táxi Acessível tem tudo para dar passos largos no futuro, mas apenas se houver gente a “suar” para que tal aconteça.

Em nossa opinião o que poderia ser melhorado, após o que aprendemos com este trabalho baseia-se principalmente na mentalidade da sociedade, que esta abra de uma vez por todas, a porta, não a de fundo mas sim a principal ao tema “acessibilidade para todos”, neste caso mais especificamente ao táxi acessível de resto a evolução tecnológica ajudará por si só, consoante for a evolução desta mentalidade, sempre sem esquecer o trabalho árduo que deve ser realizado por cada um de nós.

Em conclusão deste trabalho, dizemos que:

O interesse suscitado neste século XXI pelo tema “Reabilitação e Acessibilidade Humanas” é hoje uma realidade evidente em Portugal, tanto a nível pedagógico como cientifico.

Os programas ministrados na universidade, procuram conferir-lhe um papel fundamental tanto ao nível da Licenciatura de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, como acontecerá nos futuros mestrados e doutoramentos, concedeu-se a esta área uma importância crescente.

Sairão obras das nossas editoras, a maioria delas resultantes de trabalhos de pós-graduação e multiplicar-se-ão as revistas, universitárias ou não.

A implementação deste curso em Portugal dará lugar a encontros científicos e abrirá caminho a uma série de congressos e colóquios sobre o tema “Reabilitação e Acessibilidade Humanas”

As razões deste desenvolvimento são múltiplas e complexas.

A força dos mass media, que dão conta de forma <<imediata>> de uma necessidade ou de um direito que se impõe a sociedade onde impera a necessidade de um conhecimento cada vez maior para uma melhor qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.

A pedagogia orienta o ensino para a formação de valores, que mais fácil e sugestivamente se detectam no tempo contemporâneo.

Mas o interesse avassalador pela <<acessibilidade>> resulta também, nomeadamente em Portugal, de  uma reacção ao injusto esquecimento deste tema, uma vez que nunca foi ministrado nas universidades.

É esta a nossa proposta que pretende ser objectiva neste sec. XXI, a de analisar e trabalhar o tema “ Reabilitação e Acessibilidade Humanas” de forma cientifica e objectiva.

1 comentário:

  1. De fato atualmente se faz necessário as adaptações para os deficientes. Aqui no Brasil,percebe-se já (ainda que muito pouco) alguns taxis chamas "especiais". Mas ainda tem q haver um grande investimento e conscientização dos governantes e da população para conseguirmos atingir o nível e o número de meios de transportes para as pessoas deficientes. PARABÉNS PELO PROJETO!!!!!!

    ResponderEliminar